Roteiros de Oficinas¶
Esta seção constitui um conjunto de roteiros modulares para ciclos de oficinas teóricas e práticas, com técnica e política sobre privacidade, vigilância, monitoramento e espionagem de massas em meios digitais.
Os temas estão divididos e podem ser aplicados na sequência ou separadamente conforme a necessidade do grupo.
Ela abrange o uso de ferramentas mais seguras usando o sistema operacional GNU/Linux e tópicos como criptografia, anonimato, segurança de conteúdo e de metadados, além de uma introdução à segurança em dispositivos móveis.
Além de recomendar práticas e ferramentas, o roteiro introduz o “mindset” de segurança, para que as próprias pessoas possam avaliar suas salvaguardas.
A segurança é abordada do pontos de vista técnico, sociológico, cultural, econômico e político. Existem várias formas de se acabar como movimentos sociais e a segurança pode ajudar não só em ofensivas violentas como também em casos de cooptação e desmobilização.
A análise da segurança a partir dos modos de produção, da forma de organização social e dos níveis tecnocientíficos existentes oferecem resultados de boa acurácia (open intelligence). Justificativa: o rombo contábil não pode ser imenso. Isso, porém, não exclui as possibilidades do desconhecido, do secreto e do espectulativo: cabe aos grupos fazerem suas análises, sínteses, etc.
A idéia destes roteiros é, mais do que dar o alimento, ensinar a produzi-lo.
Material de apoio¶
Não obrigatório, porém recomendável, ter todo o material para realizar a oficina offline, incluindo pacotes dos aplicativos que serão instalados:
Lousa ou flip chart.
Caneta pra lousa branca ou caneta piloto.
Tomadas / réguas de luz (pelo menos 15 pontos de luz).
Canetas e cartões coloridos (azuis, verdes, amarelos, vermelhos, rosas e brancos).
Hub/switch ethernet e wireless (4 portas no mínimo).
Cabos de rede (4 de 2 metros cada).
Pendrives de 4GB.
Projetor / datashow.
Hub USB.
Discos USB externos para backups cifrados.
Mini-NAS ou disco com:
Loja F-Droid com apks úteis: OsmAnd, signal, briar, etc.
Espelhos locais APT (debian e ubuntu).
Cópias de distros (Debian, Ubuntu, etc) 32 e 64 bits com integridades verificadas.
Cópia checada do Virtual Box para Windows e OSX caso alguém não tenha feito backup da sua máquina mas queira ter uma noção do ambiente GNU/Linux.